4 de julho de 2019

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE É LIBERADO PELO CONSELHO DE PSICOLOGIA

Desde 2012, os psicólogos podiam oferecer orientação psicológica pela internet, com limite de vinte atendimentos por paciente e via plataformas especializadas. Na última semana, o Conselho Federal de Psicologia fez uma nova resolução liberando todos os profissionais para atendimento online livre em qualquer meio digital, o que deve influenciar o setor.

A decisão foi tomada porque a terapia online está ganhando força e muitos adeptos, mesmo com algumas polêmicas sobre a eficácia do atendimento digital.

Alguns especialistas acreditam que o contato com o paciente é muito importante para o tratamento. Já outros defendem que a terapia online pode ajudar pessoas que não iriam ao consultório por vergonha, timidez, medo e outros tabus comuns quando se trata de saúde mental.

Para a psicóloga Aline Monteiro, que lançou em abril uma plataforma de atendimento online, os estudos mostram que o efeito da terapia feita de forma tradicional ou pela internet é o mesmo. “Eu fui conhecer um estudo feito entre duas universidades europeias sobre o assunto que avaliou pacientes depressivos durante três meses e concluiu, após esse período, que a depressão já não era diagnosticável em 50% dos pacientes tratados ao vivo e em 53% dos tratados online”, conta Aline.

“Eu não acredito e proponho uma substituição das relações diretas pelas relações mediadas por esses eletrônicos. No entanto, é inegável que essa mediação pelos computadores e smartphones chegou para ficar e de alguma forma, bastante criteriosa, devemos encontrar meios de nos incluir nessa prática, obviamente de maneira ética, responsável, segura e respeitosa”, finaliza a psicóloga.

A sócia da plataforma online, Paluma Caterina, também acredita que essa é uma forma de ajudar pessoas que diziam não ter tempo para a realização do tratamento e não podiam se deslocar. “Nós criamos a MENTE CRIATIVA com um formato de atendimento 24h, pensando em pessoas que tem agendas apertadas, moram fora do Brasil, em cidades sem profissionais da área, sofrem de fobia social ou que precisam de atendimento de urgência, como crises de pânico, ansiedade, luto, depressão pós-parto, entre outros casos”, diz ela.

A orientação do Conselho Federal de Psicologia é que casos graves não sejam submetidos aos atendimentos online.

Posts Recentes

Copyright © 2019 - Mente Criativa Online
Atendimento Psicológico Online para Todos.
Psicólogo Responsável:
Aline Carvalho Monteiro - CRP: 06/62886
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram